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24/10/2024 | 12:23

Copa: Reforço - Cumprimento da resolução 830d da IATA sobre incluir a informação de contato do passageiro

Atualização:

  • As informações de contato do passageiro (e-mail e telefone) são necessárias para a conformidade com os novos regulamentos de reembolso por mudança involuntária, quando aplicável.
  • As agências que não estiverem em conformidade, publicando as informações do passageiro (ou o SSR “CTCR” em caso de recusa do passageiro), poderão estar sujeitas a outras ações por parte da companhia aérea.

Prezados,

Com o objetivo de garantir a qualidade do serviço oferecido aos nossos clientes, agradecemos o seu apoio no cumprimento do disposto na Resolução IATA 830d  – que consiste em documentar no PNR, durante o processo de reserva, a vontade do passageiro de fornecer ou não seus dados de contato.

É muito importante manter corretos os dados de contato dos passageiros, que serão utilizados apenas para notificações de alterações operacionais (cancelamentos, atrasos ou adiantamentos de itinerário, operações irregulares), além de informações sobre o reembolso de novos regulamentos para passageiros afetados por mudanças involuntárias que se aplicam. Por isso, cabe à agência zelar pelo cumprimento da resolução. Caso o passageiro não concorde em fornecer seus dados de contato, a agência deverá notificá-lo de que não poderá receber informações sobre mudanças operacionais diretamente da Copa Airlines.

Lembramos que os dados de contato do passageiro devem ser documentados de acordo com as diretrizes do sistema de distribuição que a agência utiliza (Copa Connect ou GDS).

Para GDS, os dados devem ser incluídos como SSR da seguinte forma:

  1. Digite o SSR CTCE para adicionar o e-mail do passageiro.
  2. Digite o SSR CTCM para adicionar o número de telefone do passageiro.

Caso o passageiro não concorde em compartilhar seus dados de contato, a agência de viagens deverá:

  1.  Incluir no PNR o SSR “CTCR”.
  2. Documentar por meio de um OSI/Remark as palavras “REFUSED CONTACT”.
  3. Informar ao passageiro que não poderá ser contatado em casos de cancelamento de voo, alteração de itinerário, atrasos ou adiantamentos na saída dos seus voos.

 

Para Copa Connect Web, inclua os dados da seguinte forma:

1. Ao adicionar o e-mail à reserva, marque a caixa “Operational Contact”.

 


2. Ao adicionar o número de telefone à reserva, marque a caixa “Operational
 Contact”.

Para Copa Connect, caso o passageiro não concorde em compartilhar seus dados de contato, a agência de viagens deverá:

  1. Incluir no PNR o SSR “CTCR”
  2. Documentar por meio de um OSI/Remark as palavras “REFUSED CONTACT”.
  3. Informar ao passageiro que não poderá ser contatado em casos de cancelamento de voo, alteração de itinerário, atrasos ou adiantamentos na saída dos seus voos.

 

Para reservas feitas no Copa Connect Web, se o SSR CTCR estiver incluído, a caixa “Operational Contact” não deve ser marcada. Se foi marcada antes de colocar o SSR, aparecerá um erro. Para corrigir esse erro, basta desmarcar a caixa “Operational Contact” e adicionar o SSR.

Exemplo de erro no Copa Connect Web

Diferentes erros associados ao SSR CTCR podem aparecer. Em cada caso, verifique se a caixa “Operational Contact” não está marcada. Relembramos que é obrigatório para a criação de reservas colocar pelo menos um email e um número de telefone.

Leia o documento oficial clicando aqui.

 

Agradecemos o seu apoio na execução deste procedimento, pois nos permite uma atuação assertiva em casos de operações irregulares e proporcionar uma excelente experiência de viagem aos nossos passageiros.

INFORMAÇÃO IMPORTANTE

  • Estaremos monitorando a estrita conformidade com esse regulamento, e as agências que não cumprirem com a publicação das informações do passageiro (ou do SSR “CTCR” em caso de recusa do passageiro) poderão estar sujeitas a medidas adicionais por parte da companhia aérea.
  • Ao entrar no campo de e-mail, certifique-se de que nenhuma informação adicional ou espaços em branco sejam inseridos. Isto poderia resultar na impossibilidade de o sistema ler corretamente o correio do passageiro e não receber informações importantes sobre seu vôo.
  • Para obter mais informações sobre nossa Política de Reservas, clique aqui.
  • A Copa Airlines não usará as informações de contato fornecidas pelas agências de viagens para fins de vendas ou marketing.